Tudy Vieira

Saiba quais são as principais competências de um líder

Saiba quais são as principais competências de um líder

Alguém já lhe disse que você possui perfil de líder? Ou você já percebeu que algumas pessoas são líderes naturais? Já conseguiu notar as qualidades que grandes líderes ao longo da história possuem em comum?

Como já sabemos, líderes são profissionais em conduzir ideias, pessoas e processos. Eles não estão apenas à frente de uma equipe, eles desenvolvem a equipe para que esteja ao lado deles.

Seus trabalhos não terminaram com eles; com a capacidade de inspirar e motivar o time, líderes conseguem criar objetivos coletivos.

Pensando nisso, separei as principais competências de um líder, sabendo que, mesmo que existam líderes naturais, a parte boa de toda essa história é que essas habilidades podem sim ser desenvolvidas.

Confira a seguir!

Competências para o desenvolvimento de liderança

O sucesso de toda organização depende de quem está à frente dela. Não basta ter uma figura de autoridade, é preciso ter uma liderança forte, que sirva de exemplo e conduza o time à transformar o dia a dia da empresa.
Para isso, é preciso estar atento para as habilidades que ajudam no desenvolvimento de liderança. Veja a seguir quais são elas:

Inspirar, influenciar e motivar

Líderes devem ser fonte de inspiração para seus liderados. Todos queremos persuadir as pessoas, mas qual é a melhor forma de fazer isso senão dando o exemplo? Por isso, seja coerente com relação aquilo que você espera da sua equipe, pregue apenas aquilo que você pratica.

Ao verem o retorno positivo de suas ações, eles se sentirão ainda mais engajados e motivados a seguir o combinado. A inspiração, a influência e a motivação ajuda a incutir confiança na mente das pessoas.

Comunicar

Saber se comunicar é uma habilidade que é sempre citada por aqui no blog. Isso porque é uma qualidade que se leva para toda a vida, não apenas para o desenvolvimento de liderança.

Muitas pessoas possuem naturalmente o dom da palavra; são consistentes, eloquentes, possuem uma boa oratória e sabem se expressar em diferentes situações.

A capacidade de deixar claro aquilo que se espera de uma equipe, dar feedbacks eficientes, transmitir objetividade e ainda por cima abrir espaço para que a outra parte faça o mesmo, é uma das principais competências de um líder.

Negociar

Muitas pessoas entendem a negociação como uma característica necessária apenas para a venda. Longe disso, o desenvolvimento de liderança começa pela capacidade de manter o ambiente organizacional saudável, com relacionamentos cordiais. Para tanto, a negociação é indispensável.

Deve-se sempre buscar uma situação ganha-ganha, onde todas as partes podem expressar seus pontos de vista e ainda assim, chegar a uma solução.

Ter essa habilidade também está relacionada a ter uma boa comunicação e a capacidade de influenciar.

Tomar decisões

Um líder não pode se abster das tomadas de decisões da empresa. Mesmo que pareçam pequenas, uma decisão errada pode custar caro e a bomba não vai cair no colo de outra pessoa.

Estar preparado para enfrentar problemas, sem gerar conflitos, é um diferencial incrível. Mas, é preciso desenvolver a autoconfiança e a resiliência.

Planejar

Se você sabe que irá precisar tomar decisões, que tal se planejar antes? Sim, é possível. Não estou falando de prever o que irá acontecer, mas manter um planejamento organizado lhe dará a confiança de definir estratégias eficientes.

O planejamento deve incluir a lista de atividades, as partes envolvidas, prioridades e um plano de contingência. Desta maneira, você irá agir de forma lógica e produtiva.

Empreender e criar

Não só de números e estatísticas vive um grande administrador. A criatividade e a habilidade de empreender também são fundamentais para levar a empresa a outro patamar.

Ao contrário da crença popular, a criatividade não é um dom. Ela é fruto da prática, do incentivo e da liberdade.

Mais do que apresentar ideias, permita que seus liderados apresentem novas perspectivas também. Estimule um ambiente colaborativo, aberto à inovação.

Trabalhar em equipe

Para o desenvolvimento de liderança, saber trabalhar em equipe envolve criar um senso de pertencimento e colaboração em todos da equipe, cooperando e estimulando os colegas, de forma a enfatizar suas qualidades.

Dificilmente atingimos grandes resultados trabalhando sozinhos. Reconhecer a necessidade e o valor dessa participação, torna o grupo mais unido e cooperativo.

Mas também, saber e ensinar a arte de delegar tarefas. Justamente por entender que nada é feito sozinho, um líder sabe se organizar para identificar novos talentos e confiar neles as tarefas que não podem ser feitas pelo líder.

Cursos para o desenvolvimento de liderança

Um líder não nasce pronto! Quer desenvolver a liderança? É preciso estar continuamente buscando treinamento e o desenvolvimento dessas habilidades que mencionamos e muitas outras.

Esse não é um processo que acontece do dia para a noite, a desenvoltura de um líder é aperfeiçoada a cada desafio que ele enfrenta.

Mas para começar esse processo, existem diversos cursos para o desenvolvimento de liderança que podem ajudar. Eles trarão, antes de mais nada, a consciência do que falta e do que pode ser conquistado.

Com um curso direcionado, você encontrará formas de administrar conflitos pessoais e interpessoais, incentivar o pensamento construtivo e desenvolver a atitude certa para motivar seus liderados.

O meu curso Líder Shark é ideal para profissionais que exercem ou pretendem exercer a liderança. Durante o progresso do curso, você entenderá seu verdadeiro papel como líder, identificando as competências que precisam ser desenvolvidas e alinhando a equipe à filosofia organizacional.

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Tudy Vieira