Tudy Vieira

Perfis de liderança: você é um líder alfa?

Perfis de liderança: você é um líder alfa?

Assim como nem todo colaborador possui o mesmo perfil comportamental, nem todo líder tem o mesmo estilo de liderança. Não existe fórmula mágica para se tornar um grande líder, a liderança é um processo de influência intencional e explícita que, dentro de uma empresa, é fundamental para o desenvolvimento da equipe, guiando, estruturando e facilitando as atividades.

Existem muitas formas de liderar, mas todas elas procuram comover, inspirar e mobilizar o quadro de funcionários para um objetivo em comum: o crescimento da empresa. Cada perfil de liderança irá influenciar de modo distinto o ambiente de trabalho, e um dos tipos mais marcantes, é o líder alfa.

Neste artigo, vou te contar um pouco sobre as habilidades e características desse perfil, assim como seus valores e riscos para a gestão da empresa.

Boa leitura!

Quem é o líder Alfa?

O perfil de liderança que chamamos de Alfa é reconhecido por sua capacidade de guiar as pessoas para a realização. Quem se encaixa nesse perfil costuma ser lembrado por sua coragem, confiança e foco nos objetivos, investindo em ideias inovadoras para sempre alcançar os melhores resultados.

Este perfil possui 3 principais pilares de características: o foco em resultados, pois são líderes altamente orientados para fazer as coisas acontecerem; o senso de urgência, pois possuem um sentido de prazo imediato; e a assertividade, pois vão direto ao ponto, sem rodeios para entregar a mensagem.

Em uma empresa que busca competitividade, os alfas são grandes gestores, extremamente admirados por suas equipes. No entanto, como toda característica, existe um lado de riscos e no caso dos alfas é ser mal compreendido, sendo considerados mau perdedores, impacientes e, em algumas situações, hostis. Nada que um bom desenvolvimento de suas habilidades não resolva.

O perfil alfa também pode ser dividido em 4 grandes variáveis: executor, estrategista, visionário e comandante. Para descobrir qual é o estilo de liderança predominante (pois todos temos um pouco de cada), é possível fazer um teste por meio de uma ferramenta de avaliação chamada de Alpha Assessment.

Líder Alfa x Líder Beta

O líder beta, ao contrário do alfa, não sente necessidade de se colocar em evidência quando participa de uma determinada ação. São conhecidos por seu estilo de liderança democrática.

O beta não busca os resultados com agressividade, ele leva tempo durante suas decisões, considerando os riscos e possibilidade de acerto. Enquanto o alfa possui senso de urgência, o beta é mais paciente; enquanto o alfa é assertivo, o beta é prudente.

As características fortes do beta são: discrição na busca por resultados, diplomacia e prudência. Seus pontos de risco são: passividade, falta de posicionamento, paralisação por medo.

Estilos de liderança

Como citei anteriormente, o perfil beta está comumente associado ao estilo de liderança democrática. Mas o que isso significa e a qual estilo o Líder Alfa está associado?

Veja a seguir:

Liderança autocrática

Os alfas estão associados à liderança autocrática, onde as decisões são tomadas com rapidez e motivam a equipe em uma direção comum. É conhecido como o estilo “vem comigo”.

Neste estilo, quando a liderança não é equilibrada, os colaboradores podem sentir que não existe espaço para suas contribuições. É importante deixar claro que todos fazem parte e são importantes dentro do processo.

Liderança democrática

A liderança democrática, por sua vez, é o estilo em que o líder abre espaço para integrar-se ao grupo, tornando o processo de decisões mais democrático. Neste estilo a abstenção e a rotatividade costumam ser pequenas.

Mas esse método também pode resultar na queda de produtividade, visto que o processo de decisão é mais demorado e os resultados podem chegar atrasados. É importante não esquecer de ter pulso firme quando necessário.

É fundamental lembrar que todos somos constituídos por porcentagens de cada perfil de liderança, tendo características que se destacam mais que as outras. O ideal é que os dois perfis trabalhem juntos, uma vez que um perfil complementa o outro.

O estilo de liderança também deve ser imposto a partir das necessidades do grupo, entendendo o perfil comportamental de cada colaborador.

Quer ajuda para se tornar um grande líder Alfa? Conheça o meu curso direcionado ao assunto: o Líder Alfa é um treinamento indicado para empresários, diretores e gestores que buscam aprender a mudar comportamentos. No final, você aprende como transformar ideias ousadas e inovadoras em ações concretas que trarão os resultados esperados.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira