Tudy Vieira

Conheça a melhor técnica para parar de procrastinar

Conheça a melhor técnica para parar de procrastinar

Poucas pessoas conseguem fugir totalmente da procrastinação, mas aquelas que conseguem possuem algumas características em comum. A primeira delas é a disciplina; essa é uma característica que faz diferença em qualquer aspecto da vida. A outra é a capacidade de não se deixar afetar pela ansiedade.

Mas assim como essas características podem ser conquistadas, as características que lhe tornam um procrastinador também podem ser vencidas. Se você é o tipo de pessoa que parece não conseguir dar um fim em suas múltiplas tarefas e acaba sempre deixando tudo para o último minuto, pois no momento tudo parece mais interessante, você provavelmente está caindo em erros comuns.

Eu já trouxe alguns métodos eficientes para superar o hábito e parar de procrastinar, mas hoje, trago uma técnica cientificamente comprovada que pode mudar de verdade o seu dia a dia.

Quer saber qual é essa técnica? Continue lendo!

O que é procrastinação

A procrastinação é o ato de deixar responsabilidades para depois. Isso significa que, se você é um procrastinador e você tem uma tarefa para entregar no final do expediente, você provavelmente irá deixar para realizá-la em cima da hora, apesar de todo o tempo disponível para fazê-la.

Ao invés de fazer a tarefa, irá gastar o seu tempo assistindo vídeos, respondendo e-mail, lendo notícias, ou fazendo qualquer outra atividade que nada tem a ver com a tarefa.

A procrastinação é um dos problemas mais comuns da atualidade, tendo sido intensificado graças aos eletrônicos disponíveis a todo momento. Tudo parece mais interessante e muitas vezes caímos no buraco negro que é um feed do Instagram e do Twitter. Ou seja, a procrastinação é a verdadeira vilã da produtividade atualmente.

Mas mais do que um problema de gestão de tempo, a procrastinação pode se tornar um problema de saúde. Ficar preso a um ciclo não afeta apenas nossos resultados, mas também a nossa autoestima e autoconfiança.

Nem sempre a procrastinação ocorre de forma consciente, dizemos que esse hábito possui 4 pilares determinantes: tarefas de baixo valor, expectativa de dificuldade, medo de errar e a própria personalidade do indivíduo.

Os 4 pilares da procrastinação

Tarefas de baixo valor

A nossa mente sempre procura por recompensas imediatas, fazendo com que tarefas que não tenham resultados tão significativos nos pareçam mais difíceis de serem feitas.

Ou seja, aquelas tarefas que você considera mais desagradáveis ou menos importantes sempre acabam tomando mais do seu tempo. É por isso que você deixa acumular louça suja na pia e deixa para fazer a sua declaração de Imposto de Renda no último dia disponível.

Expectativa de dificuldade

Da mesma forma, as tarefas que parecem ser mais difíceis se tornam de fato complicadas, pois você sofre por antecedência.

Tome como exemplo a ida até a academia, que você continua deixando para a semana que vem (e essa semana nunca chega). Parece tão difícil e cansativo, que você evita ao máximo ter que passar por isso.

Medo de errar

E com a dificuldade vem o medo; o medo de falhar, de cometer erros e até mesmo não alcançar o resultado que esperam de você. É por isso que é preciso entender que a procrastinação e a ansiedade andam de mãos dadas.

Não deixe de conferir meu artigo sobre overthinking.

Quando você negligencia tarefas por muito tempo e acaba prejudicando o seu trabalho, o sentimento de frustração toma conta e isso pesa para a sua próxima tarefa. Você começa a próxima demanda já com medo de falhar novamente. Percebeu o ciclo?

Personalidade procrastinadora

Por último, o pilar mais inconsciente de todos. Sim existe uma personalidade procrastinadora, ela é o resultado de uma herança de comportamentos e do ambiente de criação de cada um de nós.

Como citei na introdução do artigo, a disciplina é uma característica que pode ser aplicada em todos os aspectos da nossa vida. Se você é uma pessoa naturalmente disciplinada ou se essa é uma característica que foi sendo construída ao longo do tempo, você não será tão afetada pela procrastinação.

Como não procrastinar? Amarre seus hábitos!

Existem muitos métodos que nos ensinam como parar de procrastinar; a divisão do seu tempo em blocos é um deles, a definição de suas prioridades é outro e, é claro, aprender a dar um passo de cada vez para não se estressar no caminho é super importante.

Mas, no início do artigo prometi que entregaria uma das melhores técnicas, comprovadas cientificamente contra esse hábito, então aqui vai: amarre seus hábitos.

Essa é uma técnica desenvolvida por Katherine Milkman, uma economista comportamental e professora na Wharton School, da University of Pennsylvania. Com “amarrar” seus hábitos ela quer dizer juntar uma atividade que você gosta muito com uma que você evita.

Ela usa como exemplo a tarefa de faxinar a casa com o hábito de escutar música. E esse exemplo é um clássico, não é mesmo? Todo mundo sabe que colocar a sua playlist favorita enquanto limpa a casa torna tudo mais fácil.

Para evitar a procrastinação no trabalho, por exemplo, você poderia se recompensar comprando aquele café ou bolo que tanto gosta e comer enquanto organiza suas atividades. Desta forma, estará dando ao seu cérebro aquilo que ele tanto deseja: uma recompensa imediata.

Mas para este método dar certo, você precisará encarar dois desafios: encontrar as tarefas certas para combinar e manter seus hábitos de sucesso, ou seja, se comprometer a seguir suas próprias regras.

Mas tudo fica mais fácil quando as regras são feitas por nós mesmo, então minha dica é: dê uma chance a este método. Mas não pare por aí! Conheça o meu curso de planejamento estratégico pessoal, foco e gestão de tempo, e encurte a sua jornada até seus objetivos. Conheça o Direcione-se.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira