Tudy Vieira

Como liderar uma equipe trabalhando em Home Office

Como liderar uma equipe trabalhando em Home Office

A pandemia do novo coronavírus modificou bastante o panorama das empresas brasileiras, não é mesmo? Uma das principais mudanças foi a adaptação das atividades para o home office.

Aqueles que não estavam preparados, se depararam com situações conflitantes. É possível manter uma rotina na empresa com cada um em um lugar diferente? A resposta é: sim! Inclusive, talvez seja mais fácil. Tudo irá depender de como os seus colaboradores irão se adaptar.

Para você, líder, as competências permanecem as mesmas. No entanto, talvez esteja na hora de se atualizar, pois você tem um papel fundamental nessa adaptação.

Quer saber como deixar os processos mais simples, para você e para a sua equipe de trabalho? Continue lendo!

 

Papel da liderança


A liderança é um dos pilares fundamentais na gestão de uma equipe de trabalho, e isso você já sabe. Quando falamos sobre o trabalho home office, estamos falando de uma nova realidade que precisa de adaptação. Entre outras coisas, a equipe terá que aprender a gerir seu tempo e manter o foco!

Por isso, acredito que a gestão remota deve ser um pouco diferente do que entendemos por fiscalização. Temos à nossa disposição diversas ferramentas que permitem essa supervisão, verificando quando o funcionário bateu o ponto, em quais tarefas está trabalhando e quanto tempo leva em cada uma. Ou seja, esse não é o ponto mais importante, apesar de muitas pessoas acreditarem que sim.

A grande dificuldade do home office é se manter concentrado e motivado no trabalho quando há tantas distrações ao seu alcance. Neste caso, a liderança deverá, como nunca, motivar e apoiar a sua equipe de trabalho!

Identificar as necessidades dos colaboradores é uma boa estratégia para auxiliá-los. Afinal, se no presencial cada um já tem o seu estilo de trabalho, imagine então no conforto de casa...

Mas, como veremos a seguir, o trabalho remoto possibilita uma flexibilidade que o presencial não oferece. Ou seja, a tarefa de liderar uma equipe trabalhando em home office não precisa ser assim tão complicada.


As vantagens e desvantagens de ter uma equipe trabalhando em Home Office


Quando falo sobre as vantagens do Home Office, não posso deixar de mencionar 3 pontos principais: a flexibilidade de horário, a flexibilidade geográfica e maior independência dos colaboradores.

Flexibilidade de horários, pois ter o trabalho sempre às mãos proporciona que o time de funcionários complete suas atividades no tempo deles, deixando-os mais felizes. Algumas pessoas preferem trabalhar à noite, outras preferem não fazer intervalos e dar sequência no trabalho para terminar mais cedo. Seja da forma que for, mesmo com toda essa flexibilidade, é importante lembrar que o nosso cérebro também aprecia rotinas. É importante também respeitar os horários de lazer.

A flexibilidade geográfica proporciona a reunião de mais talentos na equipe. Quantas vezes você se viu com dificuldades de preencher cargos por falta de habilidades? A remoção da barreira geográfica permite que você encontre candidatos qualificados não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Por último, a independência dos colaboradores. Este último item tem muito a ver com os dois primeiros e possui um reflexo muito positivo na produtividade da equipe. Quanto mais independentes, mais produtivos seus funcionários se tornam. Isto porque eles mesmos se recompensam com a finalização de uma tarefa; são capazes de amarrar hábitos e trabalhar da maneira que consideram mais confortável.

Contudo, nem tudo são flores. Como desvantagens do home office, posso citar a socialização enfraquecida, as falhas na comunicação e a falta de visibilidade. É nesses pontos que a gestão remota deve agir da melhor maneira possível.

Veja abaixo como contornar essas questões:

 

3 dicas de gestão de equipe remota


Ofereça e peça feedbacks com regularidade; marque reuniões semanais


Para contornar o problema de falhas na comunicação, se coloque à disposição dos colaboradores e estabeleça uma cultura de “relatórios”. Por que entre aspas? Porque esses relatórios não precisam ser regrados e altamente descritivos.

Com relatórios, estou me referindo a quase uma roda de conversa em que os colaboradores contam um pouquinho sobre as tarefas em que estão trabalhando, esclarecem dúvidas e recebem feedbacks de você, líder.

Uma reunião por semana neste estilo é o suficiente para manter a comunicação da equipe em dia.

 

Mostre que você confia na sua equipe, porém tenha um sistema de gerenciamento


Ter seus colaboradores dispersos dificulta saber exatamente o que cada um está fazendo. Mas como citamos anteriormente, existem muitas ferramentas que podem solucionar esta questão.

Além de manter um planejamento de tarefas e organizar a equipe, ferramentas como o runrun.it e o Trello ajudam no acompanhamento de rendimento. Nelas você pode dividir os colaboradores em colunas e saber com quem cada tarefa está, se alguém está trabalhando na tarefa no momento e quanto tempo levou para a finalização dela.

Essas ferramentas são boas, pois ajudam os dois lados da moeda. Os funcionários possuem a liberdade para trabalhar nas tarefas e o gestor consegue manter a atenção na produtividade geral.

 

Ofereça oportunidades de socialização


As reuniões mencionadas acima já são um passo importante para a conquista deste terceiro item, mas você pode fazer mais.

Socialização não é apenas presencial; você pode criar um canal de mensagens entre a equipe, proporcionando um local que seja mais descontraído.

Além disso, você pode fazer atividades de team building e videoconferências, uma vez ou outra. Compartilhem entre vocês seus gostos pessoais, como playlists de produtividade compartilhada, por exemplo.

O importante é você, como líder, ter essa iniciativa, pois irá demonstrar para seu time que existe abertura para esse tipo de atividade.

 

Quer acrescentar ainda mais dicas de gestão da equipe de trabalho, sendo essa equipe presencial ou remota? Confira outros artigos aqui no blog. O site está repleto de informações e sugestões que você pode adaptar ao dia a dia da sua empresa.

Quer ir além? Conheça meus cursos de liderança!

Antes de ir, deixe seu feedback nos comentários, a sua opinião é muito importante! Para não perder nenhuma novidade do blog, me siga nas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter!

 

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira