Tudy Vieira

As 10 competências comportamentais mais exigidas no mercado

As 10 competências comportamentais mais exigidas no mercado

Não existe fórmula pronta para se tornar um grande profissional. Mas existe, no entanto, a possibilidade de aprimoramento das habilidades certas.

Até um tempo atrás, acreditava-se que o profissional mais preparado era aquele formado nas melhores universidades, com um extenso currículo e portfólio.

Mas perceba: aqui, não estou me referindo às habilidades e conhecimentos técnicos da sua área de atuação. Estou falando sobre habilidades que são exigidas em qualquer ambiente de trabalho, pois envolvem o bom andamento do dia a dia do mundo corporativo.

Estou falando das soft skills – ou competências comportamentais – e como o desenvolvimento delas pode tornar você uma referência quando o assunto é inteligência emocional, comunicação saudável e pró-atividade.

Quem não gostaria de ter tais habilidades na empresa? Continue lendo e veja exemplos das competências mais exigidas no mercado de trabalho!

Conheça também os principais perfis comportamentais!

O que são competências comportamentais / soft skills?

As competências comportamentais, conhecidas no mercado de trabalho como soft skills, são competências subjetivas que, assim como as competências técnicas (hard skills), devem ser analisadas por profissionais de recursos humanos na hora da contratação.

São competências que dizem respeito às características sociais de um indivíduo e a maneira como ele se expressa emocionalmente, influenciando como trabalhamos e interagimos com os nossos colegas.

Ou seja, essas competências são essenciais para que o ambiente de trabalho funcione. Já pensou em ter que dividir o ambiente, diariamente, com pessoas que não conseguem trabalhar em equipe, se comunicar eficientemente ou que não possuam inteligência emocional para lidar com adversidades?

Seria muito difícil, não é mesmo? É por esse motivo que, segundo um estudo realizado pelo Linkedin, no ano de 2019, as soft skills já são tão importantes quanto as hard skills e, em alguns anos, elas devem se tornar prioridade no momento da contratação.

Competências mais requisitadas:

Seja você um empresário buscando qualificar a sua equipe, ou um profissional buscando boas oportunidades no mercado, você deve ficar atento às principais tendências para o futuro do mundo corporativo.

Aqui estão as 10 competências comportamentais que podem garantir resultados extraordinários em sua vida e em seu negócio / carreira:

1 - Planejamento e organização

Uma pessoa com a competência de planejamento e organização é capaz de estabelecer diretrizes para que o trabalho seja realizado com sucesso. Esse tipo de pessoa trabalha eficientemente com sistemas estabelecidos, utilizando abordagens lógicas e práticas. Isso tudo para que possa priorizar as tarefas e atingir a máxima produtividade.

Dito isso, ela também deve estar disposta a desenvolver procedimentos, processos e sistemas, a fim de garantir ordem. Sempre antecipando os prováveis resultados, riscos e feitos, e desenvolvendo planos de contingência para minimizar desperdícios.

Conheça maneiras de organizar o seu tempo!

2 - Gerenciamento do tempo e prioridades

Pessoas com essa competência conseguem priorizar e finalizar tarefas a fim de entregar resultados desejados dentro do prazo. Se tornam ótimos administradores de tempo, prioridades e dificuldades.

Isso, é claro, mantendo a calma em meio a crises e buscando o equilíbrio entre os prazos e os resultados desejados.

3 - Responsabilidade pessoal

Pessoas com responsabilidade pessoal são aquelas que não jogam a bomba no colo dos outros. Elas demonstram capacidade de autoavaliação e sempre assumem a responsabilidade por suas ações, reconhecendo erros e utilizando os feedbacks para aprender com eles.

Outras características incluem a capacidade de ver novas possibilidades quando examina o desempenho das pessoas e ter disposição para ter controle das situações.

4 - Foco no cliente

Esta competência diz respeito ao esforço em antecipar, atender e/ou exceder as necessidades, desejos ou expectativas dos clientes.

Pessoas com foco no cliente irão sempre atender os clientes com senso de urgência, acompanhando suas solicitações e sempre sendo paciente e educado.

5 - Criatividade e inovação

Refere-se a capacidade de criar novas abordagens, modelos, métodos, designs, processos, tecnologias e/ou sistemas, para testar novas teorias e resolver problemas complexos.

Pessoas criativas e inovadoras estão constantemente abertas para novas possibilidades, combinando conhecimentos, curiosidade, imaginação e análise para atingir os resultados desejados.

6 - Proatividade

Aqueles que demonstram disposição e iniciativa para começar a trabalhar são pessoas consideradas “proativas”. Elas projetam autoconfiança e assumem responsabilidade própria para atingir seus objetivos pessoais e profissionais.

Proativos também são assertivos, persistentes e dispostos, sempre evitando contratempos e realizando o trabalho com uma forte ética profissional e ênfase na obtenção de resultados.

7 - Resiliência

Se você possui a habilidade de se recuperar rapidamente de adversidades, você possui resiliência.

Pessoas com essa competência demonstram capacidade de superar contratempos, sempre permanecendo otimista em face das adversidades e reconhecendo que as críticas são oportunidades para melhorar.

8 - Orientação para objetivos

Pessoas orientadas para objetivos investem tempo e esforço necessários para atingir as metas que elas mesmas estabeleceram de forma ambiciosa e desafiadora.

Para isso, desenvolve e utiliza as estratégias e aproveita as oportunidades para progredir em direção aos objetivos. São pessoas persistentes e dispostas a correr riscos calculados para atingir suas metas.

9 - Trabalho em equipe

Uma das competências mais importantes é a capacidade de cooperar com pessoas para atingir os objetivos, sempre respeitando os membros da equipe e seus pontos de vista individuais.

Pessoas que sabem trabalhar em equipe buscam atingir um consenso quando é preciso tomar decisões e sempre compartilha a responsabilidade com os colegas da equipe, tanto nos sucessos como nos fracassos.

Outra característica é o reconhecimento e a valorização das contribuições dos colegas de equipe.

10 - Habilidades interpessoais

Chamamos de habilidades interpessoais a capacidade de comunicar-se efetivamente, construir conexões e relacionar-se bem com todos os tipos de pessoas.

Para isso é preciso ter consciência de si próprio e demonstrar interesse sincero pelos outros, tratando todas as pessoas com respeito, educação e consideração.

Veja outras habilidades fundamentais:

  • Respeitar as diferenças nas atitudes e pontos de vista dos outros;
  • Escuta, observar e esforçar-se para compreender os outros;
  • Entender o ponto de vista dos outros por escutar ativamente e, com isso, contribuir com várias visões sobre a situação presente.

Como desenvolver competências comportamentais?

Assim como as hard skills podem ser adquiridas através de cursos profissionalizantes e graduações, as soft skills também podem ser desenvolvidas. No entanto, o processo é um pouco diferente.

Para aperfeiçoar habilidades técnicas, basta estudar e praticar com tempo e dedicação. Já o desenvolvimento das habilidades comportamentais pode envolver um processo interno de autoconhecimento e busca pela aprimoração da própria inteligência emocional, o que demanda muita vontade e confiança de que uma mudança é possível.

Mas calma, isso não significa que as soft skills não possam ser trabalhadas e ensinadas. Muito pelo contrário. Existem diversos cursos por aí que buscam aperfeiçoar essas habilidades com a ajuda de profissionais.

O meu curso, Descubra-se, pode te ajudar a descobrir o seu perfil comportamental e, a partir do conhecimento das suas forças e fraquezas, ajudar a dar o primeiro passo para aprender a se comunicar e se relacionar de forma eficaz.

Quer saber mais sobre os cursos disponíveis? Entre em contato!

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