Tudy Vieira

Boas práticas para aprimorar a sua gestão de pessoas

Boas práticas para aprimorar a sua gestão de pessoas

O mundo dos negócios pode ser cheio de burocracia e demandar, cada vez mais, especializações altamente qualificadas. Mas, independentemente do conhecimento teórico, existem algumas boas práticas que não podem ficar para depois.

Bons resultados estão completamente dependentes de uma boa gestão de pessoas e equipes. Afinal, máquinas não batem metas. Quem bate metas e alavanca resultados são as pessoas!

A liderança é uma competência que pode e deve ser desenvolvida e, assim como existem maneiras de se especializar em determinado assunto, existem maneiras de aprimorar essas habilidades e melhorar a gestão dentro da sua empresa.

Por isso, separei neste artigo as práticas necessárias para melhorar a sua gestão de equipes e as habilidades que você, líder, precisa desenvolver para dar sequência ao processo. Vamos lá?

Como fazer um bom desenvolvimento de equipes

A gestão é um conjunto de práticas que são adotadas pela liderança da empresa com o intuito de aumentar a produtividade e melhorar os resultados de uma organização.

Veja também: 5 dicas para montar uma equipe e aumentar a produtividade.

Como obrigações, a gestão de equipes envolve controlar as entradas de demandas, o acompanhamento das entregas e o auxílio para ajudar com qualquer dificuldade que apareça, procurando as melhores soluções para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Tudo isso garantindo que o clima organizacional seja harmonioso e respeitoso. Como vantagens, uma boa gestão é capaz de trazer tranquilidade, desenvolvimento profissional, organização e entregas de valor feitas dentro do prazo.

Veja as boas práticas ao gerir uma equipe:

Reconheça talentos

O primeiro passo para uma boa gestão é conhecer a equipe que está a sua disposição. Será que fulano é realmente a melhor opção para o cargo que exerce?

É preciso conhecer os pontos fracos e fortes dos seus colaboradores para conseguir fazer o melhor uso deles. Desta forma, você será capaz de atribuir e distribuir corretamente as tarefas e responsabilidades de acordo com suas habilidades e preferências.

Defina prazos e expectativas corretamente

Avaliar o trabalho dos funcionários é peça fundamental para uma boa gestão, e nós já vamos falar mais sobre isso. Mas antes de avaliar, é preciso ter bem claras as expectativas quanto aos resultados e os prazos de execução.

Se eles não forem definidos claramente, é impossível ter qualquer noção de desempenho. E mais, os colaboradores podem se sentir frustrados com os resultados a curto, médio e longo prazo.

Saiba delegar

É preciso ter confiança na sua equipe, e um claro sinal disso é ter tranquilidade para delegar tarefas quando necessário. Se você não confia e não consegue delegar, a probabilidade de você se sentir sobrecarregado e falhar em uma de suas obrigações é muito alta.

Veja também: Delegação de tarefas - você confia na sua equipe?

Registre as atividades da equipe

Facilite o seu trabalho como gestor. Você precisa avaliar o desempenho de cada colaborador, então precisa estar muito clara a responsabilidade de cada um. Mantenha um registro sobre o trabalho de todos, incluindo eventuais feedbacks e observações sobre os resultados. Este registro pode ser muito útil no futuro, ao tomar decisões.

Faça avaliações de desempenho

Definiu os prazos, as metas e as expectativas? Registrou as atividades da equipe? Então agora você pode ter uma noção melhor do desempenho da equipe e de cada um envolvido no trabalho.

Momentos de avaliação não são importantes apenas para a empresa, você pode ter certeza que o funcionário também está esperando feedbacks e orientações. Até porque, um desempenho ruim pode indicar insatisfação do funcionário e é importante conversar sobre isso.

Mas atenção, neste momento, também permita que os próprios funcionários se auto avaliem e avaliem o restante da equipe (incluindo a sua liderança).

Habilidades que você, líder, deve desenvolver

Agora que você já conhece algumas dicas essenciais para um bom desenvolvimento de equipe, você precisa conhecer as habilidades necessárias para colocá-las em prática.

Como líder, cabe a você fazer o alinhamento entre os objetivos da empresa e lidar com as pessoas do grupo. Então, é fundamental que as habilidades a seguir sejam treinadas e desenvolvidas:

Autoconsciência

Essa é a habilidade de reconhecer e entender, sem medo ou arrogância, como está o seu humor, seus pontos fracos e seus pontos fortes. Líderes autoconscientes confiam em si mesmos, mas sabem fazer uma autocrítica realista construtiva. Em suma, são neles que as pessoas no time se inspiram para ganhar autonomia.

Autocontrole

Para ser um bom gestor, é preciso saber redirecionar ondas de pessimismo e autossabotagem. Principalmente porque a gestão de equipes está muito ligada a pensar bem antes de agir. Sem essa habilidade, você não conseguirá lidar tranquilamente com as diferenças entre as pessoas. Ter inteligência emocional é saber administrar as próprias emoções e também as das pessoas ao seu redor.

Motivação

Você possui paixão por aquilo que faz? Se você não demonstrar vontade de estar ali, os outros integrantes da equipe também se sentirão desencorajados. Como líder, você deve ser símbolo do compromisso com a organização e inspirar a equipe a perseguir objetivos em nome do coletivo.

Empatia

A Empatia é a famosa capacidade de “se colocar no lugar do outro”. Enquanto líder, você deve ter sensibilidade para conciliar diferentes culturas de colaboradores e também de clientes. A falta de confiança e de apreciação dos superiores geralmente é a principal razão pela qual as empresas não conseguem fazer a retenção de talentos.

Vínculos

Crie vínculos com as pessoas da sua equipe. Não precisa forçar a barra, mas é importante que você encontre pontos em comum entre você e seus colaboradores. Seja honesto, apresente seus valores e instigue os outros a se conhecerem melhor dentro da equipe. Para isso, você pode aderir a cultura de feedbacks, conhecer e analisar as habilidades e necessidades dos seus colaboradores, passar o conhecimento adiante, entre outras ações.

Veja também: O feedback como ferramenta de motivação e gestão de pessoas.

Quer ter um time motivado, com um olho na meta e outro na execução? Então você precisa começar esse processo alinhando os objetivos da empresa com os integrantes da equipe. Quando todos remam para o mesmo lado, chegamos ao nosso destino de forma mais rápida, não é mesmo? Entre em contato e conheça o C.O.B.A.M!

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira