Tudy Vieira

Saiba o que é workflow e comece a aplicar na sua empresa

Saiba o que é workflow e comece a aplicar na sua empresa

A partir de hoje a sua empresa nunca mais terá problemas de produtividade! E não, não estou prometendo nenhuma mágica ou dicas completamente fora da realidade das pequenas e médias empresas brasileiras.

Organizar e controlar os processos não precisa ser tão difícil. Neste conteúdo você vai entender que tudo o que você precisa é planejamento.

Planejar, executar, supervisionar e repetir. Esse fluxo básico de trabalho é conhecido no mercado como “workflow” e é capaz de te livrar de todas as pendências.

Nunca ouviu falar de workflow? Não se preocupe, eu vou lhe explicar do zero e apresentar exemplos para você conseguir aplicar no dia a dia da sua empresa.

Vamos lá?

Veja também: 5 dicas para montar uma equipe e aumentar a produtividade!

O que é workflow?

Workflow é um termo técnico utilizado para se referir a maneira que alguém ou uma equipe realiza o trabalho. Para criar um padrão e ilustrar o processo, podem ser usadas uma série de etapas que precisam ser concluídas sequencialmente em listas de verificação, mapas mentais ou em diagramas.

Resumidamente, o workflow serve para criar um trabalho fluido e você pode executar um workflow completo sozinho, mas também pode aplicá-lo dentro de uma empresa, criando estágios entre cada equipe.

O workflow não é uma tarefa e também não é um projeto. O workflow é uma cadeia de tarefas que acontecem em sequência uma da outra. O workflow é uma ferramenta que você utiliza regularmente, no dia a dia.

Pode parecer simplório, mas os resultados para a sua empresa são muito benéficos, como por exemplo:

  • redução de custos e diminuição de desperdícios;
  • aumento da eficiência e eficácia dos processos;
  • maior transparência no uso e processamento de informações;
  • aumento da colaboração entre os membros do seu time e do trabalho em equipe.

Veja também: Otimize seu tempo no trabalho com organizador de tarefas.

Como funciona o workflow?

Para entender melhor como funciona o workflow, vamos imaginar um processo de trabalho de recrutamento e seleção feito pelo rh de uma empresa.

De forma bem resumida, é preciso abrir a vaga, descrever a vaga, anunciar a vaga, analisar os candidatos, peneirar os candidatos, fazer entrevistas e então definir o candidato vencedor da vaga.

Percebeu que existem etapas? E que a próxima etapa só pode ser iniciada quando a anterior for concluída?

Ao criar um workflow para a área, será definido um responsável para cada etapa, será feita uma previsão de quanto tempo será necessário para cumprir cada etapa e será feito um monitoramento constante para saber em que pé está o processo.

É claro que este exemplo é simplificado, nos negócios, os workflows são mais complicados e podem envolver várias reuniões, relatórios, tarefas e departamentos.

É por isso que o uso de tecnologia pode ser crucial para o desenvolvimento de um workflow de excelência, principalmente se sua empresa também tem parte ou toda a equipe trabalhando em home office.

Alguns softwares que facilitam a criação de um workflow são: Trello, runrun.it, Pontotel e bitrix. Você pode também tentar criar um a partir dos aplicativos gratuitos do Google. Esses softwares possibilitam criar quadros com as etapas e seus responsáveis, além de possibilitar o monitoramento real do andamento do processo.

Junto a isso, planejar e controlar as atividades trazem uma visão ampla do que realmente está acontecendo na empresa. Assim, a equipe de trabalho fica mais conectada e atualizada a respeito dos processos a serem executados.

Exemplos de workflow

Existem vários tipos de workflow, mas em geral nós podemos dividir a partir do objetivo central do processo. Por exemplo:

  • AD HOC: workflow com processo manual feito de forma simples, cujos itens podem ser alterados ou movidos de acordo com as regras e procedimentos estabelecidos pela empresa e quando houver necessidade.
  • Workflow administrativo: envolve processos mais burocráticos, o objetivo é possibilitar a organização das informações.
  • Workflow de produtividade: como o próprio nome já diz, tem por objetivo aumentar a produtividade da equipe de produção. Eles tendem a ser mais repetitivos e mais complexos.
  • Workflow colaborativo: este tipo é criado para que vários departamentos possam estar envolvidos no trabalho ao mesmo tempo. Costuma ser mais independente e por isso não oferece tanta agilidade.
  • Workflow transacional: são processos de trabalho cujas tarefas são efetivadas de maneira conjunta, porém, em unidades diferentes, a fim de garantir uma maior confiabilidade e aplicação feita de forma exata.

Existem algumas metodologias que auxiliam na criação de workflows, como por exemplo o Ciclo PDCA (planejar, fazer, checar, agir), o Diagrama de Ishikawa e a Análise de Pareto.

Veja também: Não consegue atingir consistência no trabalho? Veja 5 razões e como superá-las.

Como montar um workflow?

Para criar um workflow para a sua empresa, você precisa começar fazendo um inventário dos recursos disponíveis, pois serão necessários para montar o quadro de workflow e para otimizar ao máximo o processo.

Que recursos são esses? O tempo disponível, a quantidade de profissionais na equipe, os conhecimentos dos profissionais (em termos da graduação de cada colaborador), materiais que podem ser utilizados, softwares e programas nos computadores, capital e investimentos necessários.

Depois disso, observe o trabalho. Quantas etapas são necessárias para chegar ao resultado? Liste todos os passos do processo produtivo, colocando-os em ordem cronológica. Verifique quanto de cada recurso é investido em cada prática (as informações do inventário serão preciosas agora). Verifique também quais são as tarefas que dependem uma da outra.

O próximo passo é criar um mapa para orientar os procedimentos. Com as informações coletadas nos passos anteriores, você terá uma base para esquematizar todas as etapas do trabalho, conectando processos interdependentes e atribuindo responsabilidades para cada um na equipe.

Ao fazer isso, envolva a sua equipe. Permita que eles acrescentem ao novo fluxo de trabalho e deem dicas para otimizar o processo.

Por fim, depois de colocar em prática, avalie os resultados. É importantíssimo supervisionar todos os processos e avaliar se o workflow está funcionando corretamente. Caso não esteja, repense as etapas.

Mas atenção: evite a repetição de processos e seja cuidadosa ao desenvolver o fluxograma. Quanto mais simples o workflow for, mais resultados positivos você verá!

Achou muito complicado? Então deixa eu te ajudar! Com os meus cursos de desenvolvimento profissional podemos trabalhar qualquer dor que esteja estagnando a sua empresa. Entre em contato e vamos marcar esse encontro.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Então siga minhas redes sociais e se inscreva para receber a newsletter e não perder nenhum post!

Cadastre-se para receber novidades

Tudy Vieira